COMO FAZER UM SITE OU UM BLOG:

 

ATUALIZAÇÃO:

Apesar de as informações desse artigo não estarem totalmente desatualizadas, fizemos um artigo mais conciso, leve e mais bem estruturado.

Artigo: Como criar um Blog de Sucesso?

Use ambos os pontos como complementos!

Tutorial – Escolhendo as melhores hospedagens de sites e criando um site no wordpress.

 

 Dica Pré-Leitura: Tudo aqui ensinado é de suma importância. Não pule etapas e caso sinta-se com preguiça leia o texto por partes, aos poucos.

Passo #1: Escolhendo o Assunto e o Nome do seu Site ou Blog.

 

Essa etapa é muito importante para conseguir share of mind e trafégo orgânico com eficiência.

Primeiramente comece com uma ideia, como por exemplo, “Pretendo revender produtos do Alibaba” ou “Como revender produtos de afiliados”, também podemos ir por outra linha “Melhores dicas para jogos de PS4” ou “Como fazer dinheiro rápido na internet” e “Como ganhar dinheiro fácil na internet” e assim por diante.

Estas frases precisam, agora, se tornar um endereço de internet relativamente curto e fácil de lembrar (share of mind). No nosso caso escolhemos “dinheiro pra gelada” que representa a proposta do nosso site. Um site que ensina você a como conseguir um pouco de dinheiro extra no fim do mês, ou seja, uns trocados extras pra gastar com geladas (ou games) 😉

Para você, isso pode significar “BrazilNaChina” ou “DetonandoPS4” e assim por diante. Esse passo apesar de parecer bobo é essencial e lhe poupará dinheiro (comprando outros domínios com nomes melhores), mas não faça com que a escolha do nome lhe impeça de começar o seu negócio. Caso esteja sofrendo muito use seu instinto e comece logo o seu site. Melhor do que ficar parado esperando enquanto as oportunidades passam e você poderia estar ganhando dinheiro.

Principais Dicas:

  • Número 1 – Uma dica importante é jogar os nomes (falando em voz alta) para amigos e familiares, principalmente os que fazem parte do seu nicho, ou seja, das pessoas que você imagina que serão seus leitores ou consumidores futuros.
  • Número 2 – Não esqueça de usar o Google Keyword Planner (ou Google planejador de palavras chaves). É uma ferramenta simples e muito útil, pois você coloca o assunto do site que deseja construir, o país, língua, etc. e o Google Keyword Planner lhe retorna as palavras mais pesquisadas pelas pessoas nesse assunto. Essa é talvez a etapa mais importante de todas.

Exemplo.: Antes de construir esse site – e até mesmo na escolha do título do post – eu decidi procurar as palavras mais pesquisadas sobre o assunto dinheiro.

Keyword Planner

High, Medium, Low – Refere-se a concorrência que você irá encontrar (alta, média, baixa).

As seguintes palavras chaves me retornaram (as principais):

Dinheiro:

Como Fazer Dinheiro Rápido; Como Multiplicar o seu Dinheiro; Como Ganhar Dinheiro na Internet; Como Fazer Dinheiro Extra Online; Como Ganhar Dinheiro com seu Blog;

Hospedagem:

Melhores sites de hospedagem; Dicas de hospedagem; Como fazer um site; Hospedagem no Brasil;

Você também pode experimentar digitar na barra de pesquisa do Google e ver o que o Google auto completa para você.

 


Passo #2: Escolhendo um Plano Hospedagem – Gratuita ou Paga?

 

Primeiro vamos esclarecer que a era da hospedagem gratuita já se foi. Pagar por uma hospedagem se tornou bastante acessível e garante muito mais vantagens. Não aconselhamos hospedagem gratuita para ninguém. Por quê? Pois elas – as hospedagens gratuitas – normalmente vem com propagandas/limites/problemas os quais você não quer “comprar” para si mesmo. Escolha uma hospedagem paga e facilite sua vida.

Qual hospedagem escolher então?

Nós da dinheiropragelada.com escolhemos e recomendamos a HostGator , bem como a BlueHost. Entenda que essas duas empresas pertencem ao mesmo grupo (são dos mesmos donos) e possuem o melhor atendimento do mercado, bem como seus programas de hospedagem são de ótima qualidade técnica.

O preço está na média, não está nem acima do preço de mercado, nem abaixo, porém se você procurar muito deve encontrar alguns serviços de hospedagem mais baratos (cuidado!). Agora o que realmente vende a HostGator (bem como a BlueHost) é o atendimento deles. Não apenas a fila de espera é, geralmente, pequena, como o atendimento é qualificado. Nada daqueles funcionários despreparados pedindo para você reiniciar o modem. O pessoal da HostGator sabe o que faz.

Qual dos dois escolher então? Bom nós sempre trabalhamos com a BlueHost, porém eles não tem servidores no Brasil, enquanto a HostGator possui servidores no Brasil. E isso influencia no lag/ping (resumidamente, o leitor vem ao seu site e pede a informação que já está aqui no Brasil, fazendo com que o tempo de viagem dessa informação seja menor) para o seu leitor, ou seja, a demora para carregar a página do seu site. Quanto menos tempo demorar melhor, né?

Hostgator

Porque amamos a HostGator:

 

Mas não é só isso, a Google (bem como outros sites) usam o tempo de demora do carregamento da página como uma das formas de classificar o seu site em um Rank. Sendo assim você deseja uma página que carregue o mais rápido possível, dessa maneira você receberá uma nota melhor pelo seu site (e adivinha? as propagandas do seu site pagarão melhor). Todos estes detalhes vão somando para você conseguir mais dinheiro ao longo prazo.

Caso não esteja satisfeito com a contratação da hospedagem a HostGator devolve o seu dinheiro:

“…período de 30 dias no qual você pode solicitar a devolução do seu dinheiro..” – Site da HostGator

 Escolhendo o Plano

Planos HostGator

 

A HostGator oferece vários planos diferentes. Clique em “Ver Planos de Hospedagem”.

E a próxima página abrirá como na imagem abaixo:

Escolha do Plano de Hospedagem

Planos HostGator de Hospedagem

 

Aqui vai depender de você. A primeira coisa a saber é que esses valores representam 3 anos. Eu recomendo a você que escolha pagar por 1 ano. É a melhor opção, pois você não sabe se vai estar trabalhando no seu site daqui a 3 anos, e menos de 1 ano o custo x beneficio não vale a pena financeiramente.

Sobre o tipo de plano eu recomendo o Plano Business para os que vão levar isso a sério. Ele lhe permite (bem como o Plano M) a possibilidade de usar mais de um domínio e lhe fornece um SSL e IP Dedicado (o SSL dedicado por ser obrigatório dependendo do tipo de site que você esteja montando) – caso você não tenha necessidade de um SSL dedicado, opte pelo Plano M. O Plano M oferece, também, domínios ilimitados e isso é algo que nós queremos.

OBS.: Caso esteja pensando em pegar o Plano P pois só pretende montar um site. NÃO O FAÇA – Encontre um amigo/sócio antes ou depois de contratar o Plano M e divida com ele a mensalidade. Quando você entra no ramo de sites/blogs rapidamente você vai pegar gosto e começa a criar novos sites/blogs (ou abandona os que não deram certo). Com o Plano M essa mudança/adição de domínios é fácil e tudo que você precisará é registrar o novo domínio sem gasto adicional.

Não esqueça de usar o nosso Banner da HostGator na sidebar. Você estará nos ajudando.


Passo #3: Começando o seu Blog ou Site – Comprando o Domínio

 

Bom. Agora que você já escolheu o nome e o serviço de hospedagem está na hora de configurar o seu site. Após contratar a hospedagem pela HostGator você terá acesso ao cPanel. Nesse painel de controle você fará a configuração de tudo sobre o seu site.

O primeiro passo dessa etapa é, por meio da HostGator, verificar se o nome está disponível para ser registrado.

Clique em REGISTRO DE DOMÍNIOS.

Registro de Dominios

 

Após essa etapa digite o nome escolhido por você lá atrás no 1º Passo e faça como no exemplo abaixo (nome escolhido “meusitelala”).

Verificando a disponibilidade do DOMINIO.

Verificando Dominio

A partir daí se torna simples. Escolha a forma de pagamento e digite todos os seus dados verdadeiros. Não se preocupe a HostGator é uma empresa séria. Não compre os produtos adicionais oferecidos pela HostGator, exceto se você souber o que está fazendo. Tudo que você deseja é o domínio por 30 reais por ano.

Esse valor será pago apenas 1 vez por ano e – se não me engano – o valor para domínios .com ou .com.br são os mesmos R$ 30,00.

Configurando o DNS – Entre no Chat Online da HostGator (lembra a importância de um atendimento de boa qualidade?) e peça ajuda para configurar a troca de DNS do seu novo domínio. É fácil e eles provavelmente lhe indicarão a seguir o passo a passo deste Tutorial. Mas vá ao chat online e siga as instruções deles.

 


Passo #4: Instalando a WordPress e Lançando seu Blog no Ar

 

Após tudo funcionando e de boa – lembre-se que a troca de DNS pode demorar até 72 horas – é hora de instalar a WordPress no seu site (caso desejes criar um blog).

UPDATE: Vários e-mails nos perguntando quanto tempo demorou para a ativação da DinheiroPraGelada.com – A partir da mudança do DNS demorou aproximadamente 48 horas. Para o site do nosso parceiro TocoLevo.com.br foram menos de 24.

Irei lhes indicar o Tutorial da própria HostGator – Instalando a WordPress em apenas 1 click (os caras são dedicados) – e você pode realizar a instalação por meio do QuickInstall (ou manualmente se souber o que está fazendo).

Tutorial HostGator para Instalação do WordPress.

Importante: Não esqueça de ler os comentários caso você tenha alguma dúvida, normalmente a dúvida que você tem é, também, a de outros. E estas dúvidas já foram respondidas (ou não). Também não hesite em entrar em contato conosco por meio dos comentários ou por e-mail. Lembre-se de deixar bem claro de qual artigo você está falando e qual a sua dúvida.

Algumas configurações adicionais: Já de inicio aproveite e configure os seus links permanentes como mostra a imagem a seguir:

Wordpress - Links Permanentes

O que você deseja é escolher “Estrutura Personalizada” e colocar como mostra na imagem acima /%category%/%postname%/

Entraremos em detalhes sobre a parte de Plugins logo a frente. Falaremos da escolha do seu tema agora.


Passo #5: Escolhendo Temas ou Criando o seu Próprio Tema.

 

 


Passo #6: Escolha Plugins para Melhorarem o seu Site

 

ATENÇÃO: Se você está começando e possuí pouco dinheiro para investir SEMPRE busque por uma alternativa gratuita antes de jogar dinheiro em algo desnecessário. Há ótimos plugins gratuitos, com suas limitações e sem tanto suporte, porém para quem entende o básico de programação consegue se virar.

Alguns dos plugins que recomendamos (não se assuste pelo tamanho da lista, vá instalando e testando aos poucos):

1.Dynamic Content Gallery:

Este plugin cria uma galeria de imagens, como a da homepage do DinheiroPraGelada.com – Ele é bem simples se comparado a plugins pagos, mas ele faz o que é necessário. Se decidir pagar por algum plugin quando o seu site já estiver bombando, uma boa escolha é pagar por uma galeria. Porém é um mero luxo.

2. MailChimp for WordPress Lite:

Este plugin lhe permitirá que você crie um barra para que os seus leitores inscrevam-se em sua newsletter – ou boletim informativo – por meio do Mail Chimp. Esta parte será abordada novamente adiante.

3. PrettyLinks:

Este plugin permite que você o utilize para redirecionar páginas. Vale muito a pena para alguns momentos específicos quando mudamos endereços de páginas, bem como para embelezar alguns links mais compridos de produtos ou afiliados.

Por exemplo, meu link do submarino para o livro Geração de Valor é esse:
submarino.com.br /produto/ 121042995/livro-geracao-de-valor?franq=AFL-03-123622

O link fica muito comprido e feio e em alguns outros afiliados ele não diz nem o nome do produto no link. Então utilizando este plugin você pode deixar o link assim: dinheiropragelada.com /gv (que é como o nome geração de valor geralmente é abreviado). Simples e prático e você sabe que estará sendo indicado pelo dono do site caso clique no link, pois ele sai da própria página.

Clique aqui e visita a página do Plugin PrettyLinks.

4. All In One SEO Pack:

Este plugin é essencial se você deseja facilitar a sua vida quanto a SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Motores de Busca). Sem ele você dificilmente chegará a primeira página do Google. E sim, este é o nosso alvo e isto é possível. Clique aqui e visite o site deles.

5. CloudFlare

Outro plugin essencial, mas para fazer uso dele você terá que cadastrar seu site no CloudFlare. Deixaremos para falar mais deste plugin no nosso Artigo sobre Segurança. Mas por enquanto os que já sabem o que fazer podem ir em frente e instalar o Plugin e se registrar no site.

6. Fancier Author Box

Apenas para aqueles que desejam uma Author Box como a que temos aqui no site.

Author Box - Plugin7. Google Analytics

Outro plugin extremamente essencial. Basta instalar o plugin e vinculá-lo a sua conta no analytics e pronto. O código já estará rodando e funcionando no seu site, sem precisar adicionar linhas de código manualmente. Sem o google analytics será difícil compreender o que está gerando tráfego para o seu site, então não perca tempo e configure logo a sua conta do Google Analytics.

8. Google XML Sitemaps

Servirá para criar um Sitemap do seu site. Basicamente um mapa do seu site, como o nome já diz. Após instalar esse plugin e se cadastrar no Google Webmaster Tools, basta indicar qual a url em que o sitemap se encontra e o Google Webmaster Tools fará o resto. normalmente é “dominio.com.br/sitemap.xml”.

9. Wordfence Security

Não entraremos em detalhes agora. Falaremos detalhadamente desta ferramente no nosso Artigo sobre Segurança. Mas saiba que este plugin é essencial para manter seu site protegido.

10. WP Super Cache

Apenas um ótimo plugin para fazer o controle do seu cache. Não há mistério e ele provavelmente já virá instalado com a WordPress.

11. Jetpack

Basicamente esse plugin é cheio de funções. Nós da DinheiroPraGelada gostamos de utilizá-lo apenas para a parte de Social Share

Jetpack - Social Share

 

 


Passo #7: Crie uma Lista de E-Mail com o MailChimp

 

Este passo é muito importante para relembrar os seus leitores que novo conteúdo foi adicionado ao Blog. De preferência seja coerente e não faça spam com a lista de e-mail dos seus leitores. Envie as novidades importantes do seu site ou blog, evite notificá-los por qualquer besteira.

Lista de Email - MailChimp

O MailChimp é 100% gratuito e nos permite que criemos uma lista com até 2.000 inscritos. Além disso ele nos possibilita a permanecermos como “PODE-SPAMMAR”, não sendo bloqueado por realizar spam.


Passo #8: Publique seu Primeiro Post

 

A etapa mais gostosa e a que você repetirá com frequência. Publicar posts, com conteúdo. É tudo muito simples, basta logar na WordPress – normalmente www.seudominio.com.br/wp-admin/ – e clicar em “Adicionar Novo” como mostra a figura abaixo:

Publicando Post no WordPress

Não esqueça de abrir a “Barra de Ferramentas” clicando no mesmo ícone da imagem abaixo:

Barra de Ferramenta - Posts do WordPress

É o ícone que se encontra pressionado no canto superior direito. Este ícone trará a barra de ferramentas que permite que você altere tamanho, cor e outras variáveis do texto dos seus posts.


Passo #9: Promova & Monetize seu Site

 

Há várias maneiras de se realizar essa etapa. Resumidamente falaremos um pouco de cada uma.

Promoção por Email: Como nós explicamos na etapa 7, construa sua lista de e-mail e disponibilize que o seus leitores se inscrevam nela. De preferência coloque a barra em um lugar bem visível do seu site. Como a Sidebar no caso da DinheiroPraGelada.com . A partir do momento que você começar a expandir bastante a sua lista, faça bastante uso dela, porém apenas nos casos em que você pensa “Os meus leitores irão realmente AMAR esse meu novo post…” ou em casos como “Essa nova informação vai beneficiar e MUITO os meus leitores – eles devem ler isso aqui…”. Se você utilizar essa ferramenta de forma errônea irá pagar o preço perdendo inscrições dos seus leitores.

Promoção por meio das Redes Sociais: É indiscutível que você ao menos crie uma conta de Facebook e Twitter para o seu site. Mas tudo é relativo, dependendo do nicho do seu site, fazer parte do Tumbrl ou do Instagram é ainda mais importante. Existem inúmeras redes sociais de qualidade por aí, seja de gamers, de emprego, de fotos, de post it, do que for. Escute os seus leitores e descubra quais Redes Sociais eles mais usam. A partir dai desenvolva um ótimo conteúdo e peça, sempre com carinho, para que os seus leitores compartilhem o conteúdo do seu site.

Monetizar: Há várias oportunidades de fazer dinheiro com o seu site. Desde as mais comuns como Google Adsense e Uol Afiliados, como algumas mais complexas. Entrarei em maiores detalhes sobre esse assunto futuramente, porém mantenha sempre isso em mente: NUNCA faça do foco principal do seu site ganhar dinheiro por meio da monetização. O foco deve ser sempre construir um bom conteúdo.



Espero que tenham gostado do artigo. Levou alguns dias para ser construído, pesquisando o melhor conteúdo de vários sites, traduzindo algumas coisas e adicionando a minha própria experiência em cima de tudo. Não esqueça também de abrir espaço para que Empresas contatem vocês para expor seus produtos, seja para revendê-los, ou seja para expor propaganda.

 

Abraços e não esqueçam de comentar e deixar um feedback por meio dos comentários. Nós realmente adoraríamos que você nos contasse sobre a experiência de como foi seguir o tutorial do artigo passo a passo.

Muito obrigado pela leitura!!

UPDATE: No nosso novo Artigo, demos continuidade ao assunto e  tratamos de como é possível ganhar dinheiro criando sites.

Como Fazer um Site – Guia Definitivo em 9 Passos
The following two tabs change content below.
Um nerd maluco que busca seu caminho para o sucesso por meio de concursos públicos e a criação de sites de nicho. Ex-dono do site NewGeek.com.br e cursando o último ano de Administração de Empresas.

Comentários

Comentários

Classificado como: